A3N – Purgador Termodinâmico para vapor

Durante a partida, o purgador está frio e o anel bimetálico do eliminador está contraído, mantendo a válvula de disco levantada. Neste momento, grandes quantidades de ar inicial e de condensado frio podem ser descarregadas do purgador. O anel bimetálico do eliminador mantém a válvula de disco aberta, eliminando obstáculos do fluxo de ar (ligação de ar).
Conforme o vapor entra no purgador, o anel bimetálico do eliminador é aquecido e se expande, deslizando rapidamente para a saia da sede do purgador, liberando o disco. O vapor flui rapidamente para baixo do disco solto e o jato cria uma região de baixa pressão (princípio de Bernoulli). O jato de vapor flui para dentro da câmara de pressão criando uma região de alta pressão conforme o vapor perde velocidade e é comprimido. Esta pressão empurra a válvula de disco para baixo para fechar a sede do purgador.
Quando o condensado entra no purgador, a temperatura na câmara de pressão cai, fazendo com que o vapor condense e a pressão caia. Se a pressão se tornar menor do que a pressão de entrada, a válvula de disco se abre para descarregar condensado. Logo após o condensado ser descarregado, a válvula se fecha utilizando o mesmo princípio. Desta forma, a válvula abre e fecha automaticamente para descarregar condensado intermitentemente, o qual entra no purgador.