J3X – Purgador de Bóia Livre para vapor

Antes do fornecimento de vapor, o purgador está frio e o elemento-X está contraído, mantendo a válvula do eliminador aberta. Durante a partida, o ar é descarregado através desta válvula e o condensado frio é descarregado através do orifício.
Quando grandes quantidades de condensado fluem para dentro, a boia sobe completamente e a válvula fica completamente aberta. Como o elemento-X também é contraído, o condensado é descarregado rapidamente e simultaneamente da válvula do eliminador e do orifício. A válvula aberta, dependendo da taxa de fluxo do condensado, descarrega condensado continuamente.
Quando o vapor e o condensado fluem para dentro do purgador após o ar inicial e o condensado frio serem descarregados, o elemento-X se expande para fechar a sede do purgador, prevenindo a perda de vapor. A boia sobe e o condensado quente é descarregado pelo orifício.
Quando o ar quente flui para dentro do purgador juntamente com o vapor durante a operação normal, a temperatura do elemento-X cai momentaneamente, fazendo com que ele se contraia e abra o eliminador, permitindo que o ar seja descarregado.
Quando o fluxo do condensado diminui, o elemento-X se expande devido ao calor do vapor, fechando a válvula do eliminador. A boia também desce para fechar o orifício. É mantida uma vedação de água sobre o orifício durante todo o tempo para prevenir perda de vapor.