L21S – Purgador Termostático para vapor

O elemento-X fica aberto na partida pois o sistema está frio. Grandes quantidades de ar e condensado de baixa temperatura são descarregados rapidamente através da válvula aberta, reduzindo assim o tempo de partida.
Quando a temperatura dentro do purgador subir, isso fará com que o líquido térmico dentro do elemento-X se expanda. A válvula permanece aberta até que a temperatura aproxime-se da temperatura de saturação da pressão de vapor de entrada. Uma vez que a temperatura dentro do purgador eleve-se próxima à temperatura de saturação da pressão de vapor de entrada, a válvula se fechará.
Quando começa a entrada do condensado, o elemento-X é resfriado fazendo com que a válvula se abra imediatamente, e o condensado seja descarregado na operação intermitente representativa dos purgadores do tipo disco. Entretanto, se a quantidade de condensado for extremamente pequena, a válvula se abre apenas levemente e ocorre um tipo de operação de drible de descarga. Além disso, o purgador reage com grande sensibilidade às diferenças de temperatura para descarregar rapidamente o ar que estiver próximo da temperatura de saturação.