Bloqueio de Vapor e Bloqueio por Ar

O que é o bloqueio de vapor e o bloqueio por ar?

Na planta, você já vivenciou uma perda de temperatura para a qual não conseguiu encontrar uma explicação? Há um fenômeno sob o qual o condensado não é descarregado pelo purgador como deveria, apesar do purgador estar em boas condições de operação. Ele é conhecido como ‘bloqueio de vapor’ quando causado por vapor, e ‘bloqueio por ar’ quando causado por ar (ou por gases não condensáveis, tais como dióxido de carbono).

O mecanismo é o mesmo para ambos; o vapor ou o gás não condensável tal como o ar entra no purgador antes do condensado que está tentando fluir para dentro tenha a chance de entrar, fazendo com que a válvula do purgador se feche.

Um purgador de vapor é um tipo de válvula automática projetada para descarregar condensado sem permitir o vazamento de vapor, para que a válvula no purgador se feche assim que perceber a chegada de vapor. Esta ação por si só indica um funcionamento adequado do purgador. No entanto, como mostrado na ilustração abaixo, o condensado não pode fluir para dentro do purgador devido ao fato da válvula estar fechada, e então a descarga do condensado é atrasada. Assim, o sistema como um todo não pode ser considerado como operando adequadamente. Este fenômeno é conhecido como ‘bloqueio de vapor’. Quando o mesmo fenômeno é causado pelo ar, ele é conhecido como ‘bloqueio por ar’. Eles são a mesma coisa considerando que nenhum condensado está sendo descarregado apesar do purgador em si estar operando adequadamente.

Ilustração do ‘bloqueio de vapor’

As causas deste fenômeno podem ser a grosso modo divididas nas duas categorias a seguir:

  1. Um problema com a tubulação próxima ao purgador esta fazendo com que a entrada de condensado no purgador não tenha a maior prioridade.
  2. Uma mistura de vapor e condensado está sendo descarregada do equipamento e está entrando no purgador.

As soluções para o problema diferem, dependendo da causa. A próxima seção contemplará estas soluções em detalhe, mas a princípio há dois tipos:

  1. Se a causa estiver dentro da categoria (1), a tubulação deve ser corrigida para permitir que o condensado desloque adequadamente o vapor ou o ar na frente do purgador.
  2. Se a causa estiver dentro da categoria (2), um purgador de vapor com uma válvula de ‘liberação de bloqueio’ opcional ou uma válvula agulha deve ser usada para criar uma rota de desvio para uma pequena quantidade de vapor fluir para baixo do purgador.

O bloqueio por vapor ficará pior gradualmente e é improvável que se resolva por si só. Além disso, apesar do desempenho do equipamento de aquecimento diminuir, é muito difícil determinar a causa do problema pois o vapor ‘bloqueado’ impede que o purgador em si tenha um resfriamento anormal.

Causas e Soluções

Há vários motivos para a ocorrência de bloqueio de vapor, e as contramedidas para solucioná-lo diferem em cada caso dependendo da causa. O bloqueio por ar é solucionado pela adição de uma linha de balanceamento de pressão. Algumas causas comuns do bloqueio de vapor e suas respectivas soluções são discutidas nos exemplos abaixo.