Contrapressão do Purgador

O que é Contrapressão?

Em relação a um purgador ou a uma válvula, a ‘contrapressão’ é a pressão logo após o purgador ou válvula. Em outras palavras, a ‘contrapressão’ é a saída ou a pressão secundária do purgador ou da válvula. A diferença entre a pressão (primária) de entrada e a ‘contrapressão’ de um purgador é a ‘pressão diferencial’ para a operação.

Se o condensado for descarregado na atmosfera logo após o purgador, nenhuma contrapressão será gerada.

Mesmo se o condensado for descarregado na atmosfera, se o fluxo passar por uma série de curvas, ele encontrará resistência que prejudicará o fluxo e será gerada uma contrapressão.

A pressão da força de uma coluna de água forma a contrapressão

Se a pressão aumentar dentro de um tanque flash onde fluir o condensado descarregado, a contrapressão aumentará.

Contrapressão e Capacidade de Descarga do Purgador

Se a pressão (primária) da entrada permanecer estável, conforme a contrapressão aumentar, diminuirá a pressão diferencial do purgador para sua. No mesmo purgador, conforme aumentar a pressão diferencial para a operação do purgador, aumentará a capacidade de descarga do purgador (tratamos desse assunto na Teoria do Vapor: Purgadores e Orifícios).

Contrapressão Permitida no Purgador

O assunto da contrapressão é mais complicado do que meramente sua relação com a capacidade de descarga do condensado do purgador. Também há o assunto da contrapressão permitida do purgador.

A contrapressão permitida é a contrapressão máxima permitida para que o purgador seja capaz de operar normalmente, e é expressa como uma porcentagem da pressão (primária) de entrada do purgador. Geralmente, conforme a contrapressão aumenta, o purgador perde sua capacidade de operar normalmente.

Então o que ocorre exatamente com a operação do purgador quando a contrapressão aumenta? Em muitos purgadores, a contrapressão exerce uma força na válvula na direção de abertura da válvula, e assim, age como uma força de abertura da válvula. Se a pressão (primária) da entrada permanecer constante, conforme somente a contrapressão aumentar, aumentará força de abertura da válvula. Em alguns tipos de purgadores, isto ocasiona a perda da capacidade de manter a válvula na posição fechada e a válvula acaba sendo aberta e permanecendo aberta.

Diferenças nas Contrapressões Permitidas

Por exemplo, a contrapressão permitida para purgadores de disco é geralmente de 50% a 80% dependendo do design do produto. Isto significa que para uma pressão de entrada de 1,0 MPaG, a contrapressão deve ser menor de 0,5 a 0,8 MPaG. Por outro lado, purgadores de boia livre têm uma contrapressão permitida relativamente alta, acima de 90%. Se a pressão de entrada for 1,0 MPaG, os purgadores de boia livre podem ser usados sem problema com uma contrapressão de aproximadamente 0,9 MPaG.

Como podemos notar, a contrapressão permitida é alterada dependendo do tipo de purgador, então, ao selecionar um purgador, além de considerar a capacidade de descarga do condensado também é necessário levar em consideração a contrapressão na localização prevista da instalação.

Se um sistema for alterado para recuperar o condensado dos purgadores instalados atualmente, estes purgadores estarão sujeitos a mais contrapressão do que estavam antes da implementação da recuperação do vapor, então deve tomar cuidado tanto com a capacidade de descarga quanto com a contrapressão permitida.