Evitando o Entupimento nos Purgadores de Ar

Purgadores de Ar Para Uso Sob Condições Rigorosas

Os purgadores de ar são instalados em tubulações de transporte de ar comprimido para remover automaticamente a água condensada (condensado). Neste tutorial, discutiremos estes purgadores de ar.

Como vocês devem saber, as tubulações de ar apresentam um ambiente muito mais rigoroso para os purgadores do que as tubulações de vapor, e tende assim a ter muito mais corrosão dentro das tubulações de ar. As tubulações de ar contém fluxo de vapor, e as tubulações não entram em contato com oxigênio. Em contrapartida, o fluido que é transportado em tubulações de ar é o ar, que contém oxigênio. O condensado também está presente, então, se a tubulação de ar for feita de ferro ou de aço carbono, então estão presentes todas as condições necessárias para a ocorrência de ferrugem.

Como resultado, os purgadores de ar enfrentam um risco muito maior do que os purgadores de vapor de entupimentos devido às partículas que entram no sistema, tais como detritos de ferrugem.

Método No. 1 de Prevenção de Entupimento

Você sabia que os purgadores de ar da TLV JA3D, JA3, JA5, e JA7 contém uma peça chamada de ‘agulha’?

A agulha é usada para remover a sujeita de materiais externos entupindo o orifício. Quando a agulha é empurrada, ela passa através do orifício e sua ponta levanta a boia, o que faz causa o sopro forçado de qualquer material externo presente. Este procedimento não requer a desmontagem do produto, e pode eliminar pequenos entupimentos.

Entretanto, deve-se ter cuidado para não realizar a operação de sopro em excesso, já que ela pode causar vazamento de ar.

O tipo de purgador de ar mencionado acima deve reter certa quantidade de água dentro do corpo para manter o orifício submerso e assim, manter uma vedação da água. Se o procedimento de sopro for realizado em excesso, a água necessária para a vedação da água também terminará sendo descarregada. Se isso acontecer acidentalmente, injete água (água de bombeamento) de fora do purgador para restaurar a vedação da água. A água de bombeamento pode ser fornecida através da linha de balanceamento de pressão, etc.

Remoção de Resíduos por Sopro Forçado
Vazamento de Ar Devido ao Sopro Excessivo

Método No. 2 de Prevenção de Entupimento

A TLV TATSU2, no seu modelo de purgador TATSU2 , oferece um recurso auto-limpante, esta idéia é de um sopro para eliminar o entupimento e o desenvolveu fazendo que o processo de sopro ocorresse automaticamente a cada ciclo do purgador.

O recurso auto-limpante do modelo TATSU2 opera conforme o condensado é completamente descarregado do corpo do purgador e a válvula se fecha, purgando desta forma todo o material externo e o óleo junto com o condensado.

O purgador de ar TATSU2, com seu grande orifício e seu recurso auto-limpante, é o melhor equipado para a prevenção de entupimentos entre todos os purgadores de ar das linhas da TLV.

É uma excelente escolha para uso em aplicações de alta viscosidade.

Considerações Importantes Além do Desempenho de Descarga

Como vimos, os purgadores de ar envolvem muito mais do que meramente o desempenho de descarga. Considerar as diferenças nas condições de instalação ao selecionar os purgadores contribui para uma operação tranqüila na planta.