Orientações para a Instalação de Purgadores

Tubulação vertical? Tubulação horizontal?

Os purgadores de vapor devem ser instalados na tubulação antes do uso, mas algumas tubulações são horizontais e outras verticais. É aceitável instalar purgadores de vapor em qualquer dos dois tipos de tubulação que se desejar?

A verdade é que há alguns tipos de purgador que tem algumas poucas restrições sobre as orientações de instalação, enquanto que há outros com limitações severas.

O raciocínio por trás das restrições das orientações de instalação

As restrições de orientações de instalação de um purgador de vapor estão relacionadas tanto com a construção quanto com os princípios operacionais do purgador.

‘Tipos mecânicos’ que têm sua operação baseada em forças de flutuação e gravidade, tem regras relativamente severas em relação às suas orientações de instalação. Se as orientações de instalação para estes tipos não forem corretas, o equilíbrio adequado entre a flutuabilidade e a gravidade não poderá ser atingido e o mecanismo da válvula não funcionará como deve, o que significa que o purgador não poderá fazer seu trabalho.

Tipos em que a gravidade não tem efeito na operação, por exemplo, tipos em que o princípio operacional se baseia em uma mudança de fase de vapor para água ou peças com alteração de formato, têm relativamente poucas restrições.

Orientações Comuns para a Instalação dos Purgadores

Tipos com restrições severas, claramente divididas para o uso em tubulações verticais ou horizontais

Tipos mecânicos tais como balde ou boia vêm em dois tipos, uma para tubulações verticais e outro para horizontais. Cada tipo pode ser usado conforme suas orientações especificadas.

Mesmo se instalado em tubulações horizontais, o purgador não deve ser instalado de ponta cabeça ou de lado.

Tipos com relativamente poucas restrições

Há muitos tipos termostáticos e de disco que podem ser usados em tubulações tanto verticais quanto horizontais. Em particular, tipos de disco são conhecidos por poderem ser usados sem problemas em tubulações tanto verticais quanto horizontais.

Entretanto, mesmo se instalados em tubulações horizontais, devemos evitar instalar o purgador de ponta cabeça.

Tipos termostáticos têm uma condição especial a ser observada.

Dependendo das orientações de instalação, o condensado dentro do purgador não poderá ser nivelado. A operação deste tipo de purgador baseia-se nas diferenças de temperatura, então desigualdades de temperatura nas peças sensíveis a ela têm um efeito adverso na operação.

O tipo termo líquido e o tipo bimetálico têm os mesmos princípios de orientações de instalação.

Purgador de Vapor Termostático

Quando instalado em tubulações horizontais, o elemento-X fica localizado mais alto que a tubulação, então o condensado enche a tubulação e o purgador antes de chegar ao elemento-X. Isto ocasiona uma operação intermitente claramente distinta. Quando instalado em tubulações verticais, o condensado fica em contato contínuo com o elemento-X, fazendo com que a porção mais baixa do elemento-X fique continuamente cercada pelo condensado, enquanto que a parte superior fique continuamente cercada por vapor. Desta forma, o elemento-X é forçado a operar com base na ‘temperatura média’, tornando praticamente impossível a operação intermitente claramente distinta e ocasionando uma tendência de operação instável.

Entretanto, mesmo se instalados em tubulações horizontais, devemos evitar instalar o purgador de ponta cabeça.

Mesmo entre purgadores em que a construção e os mecanismos não são afetados pela gravidade, há alguns casos em que as orientações de instalação tem efeito sobre a operação.

Exceção

Há um produto em que o mecanismo de purga é conectado ao ponto de instalação pela tubulação através de um flange especializado.

Na TLV ele é conhecido como ‘Série de Purgadores Rápidos’. Independentemente da configuração da tubulação, basta simplesmente ajustar o flange especializado que conecta o purgador à tubulação para manter a posição correta do purgador.

Entretanto, mesmo a Série de Purgadores Rápidos tem orientações adequadas de instalação para o mecanismo do purgador. O purgador deve ser posicionado com o topo e o fundo na orientação correta, enquanto que o mecanismo do conector pode ser instalado em qualquer orientação.

Consulte o Manual de Instruções

Este tutorial é apenas uma visão geral. Certifique-se de consultar o manual correto de instruções do produto antes de realmente instalar o purgador.