Precauções para o Purgador de Controle de Temperatura

Controle de Temperatura por um Purgador?

Há um tipo de purgador com o nome muito estranho de ‘Purgador de Controle de Temperatura’.

O principal recurso do purgador de controle de temperatura é que ele pode estabelecer a temperatura do condensado descarregado.* Ao fazer com que o condensado fique acumulado na parte frontal do purgador, torna-se possível descarregar o condensado em uma temperatura muito menor que o vapor original, por exemplo a 60 °C ou 80 °C.

* A temperatura do condensado acumulado no equipamento ou na tubulação e a temperatura do produto não podem ser definidas.

Qual é a Finalidade de um Purgador de Controle de Temperatura?

Você pode se perguntar: mas os purgadores de vapor não deveriam descarregar rapidamente o condensado que forma? Uma compreensão do motivo do desenvolvimento do purgador de controle de temperatura ajudará a esclarecer qualquer confusão sobre este assunto.

O purgador de controle de temperatura foi desenvolvido para o uso em linhas de inspeção projetadas para evitar fluidos de alta viscosidade, tais como óleos pesados do resfriamento durante o transporte, já que o resfriamento provoca a solidificação de fluidos de alta viscosidade.

O calor do vapor é usado para manter a temperatura do óleo pesado. Uma temperatura de aproximadamente 40 °C é suficiente para garantir o transporte de óleo pesado, mas a temperatura do vapor fica acima dos 100 °C. Portanto, se o calor do vapor fosse usado diretamente como fonte de calor, haveria um risco de superaquecer o óleo pesado. A redução da temperatura de uma linha de inspeção através do purgador de controle de temperatura evita a possibilidade de superaquecimento do óleo pesado.

Um Purgador de Controle de Temperatura Pode ser Usado como Substituto para uma Válvula Controladora de Temperatura?

Válvulas controladoras e válvulas controladoras de temperatura são frequentemente usadas quando o vapor é usado para aquecimento. O purgador de controle de temperatura pode ser usado no lugar destas válvulas controladoras?

Há uma diferença importante entre o tipo de controle de temperatura propiciado por uma válvula controladora ou por uma válvula controladora de temperatura e aquele propiciado por um purgador de controle de temperatura. Válvulas controladoras de temperatura usam a temperatura do produto como referência, enquanto que os purgadores de controle de temperatura usam a temperatura do interior do purgador como referência. Desta forma, o purgador de controle de temperatura não pode ser usado como substituto de uma válvula controladora de temperatura em situações normais de aquecimento.

Precauções de Uso

Além do uso em aplicações de inspeção para fluidos de alta viscosidade tais como óleo pesado, os purgadores de controle de temperatura também são usados em aplicações de inspeção para prevenir o congelamento dos instrumentos. Aplicações de inspeção não são muito usadas, entretanto, os purgadores de controle de temperatura são purgadores especializados com uma aplicação limitada.

Um purgador de controle de temperatura acumula condensado deliberadamente para prevenir o superaquecimento da substância sendo aquecida.

Com exceção de certas aplicações de inspeção, essencialmente não há outras aplicações onde seja desejável haver acúmulo de condensado. O condensado é o arquiinimigo da linha principal de vapor. Na TLV, fazemos a seguinte distinção:

  • O uso dos purgadores de controle de temperatura é possível em algumas aplicações que usam calor sensível (não se recomenda o uso de purgadores de controle de temperatura para algumas aplicações que usam o calor sensível. Entre em contato com a TLV se não estiver certo sobre o uso do calor sensível em uma aplicação específica).
  • O uso dos purgadores de controle de temperatura não é possível em aplicações que façam uso de calor latente.