Remoção de ar (Parte 2)

Por Onde o Ar é Removido do Equipamento?

O ar que enche o espaço de vapor é empurrado através do fluxo de vapor, e desde o momento que começa o aquecimento quando o vapor entra no equipamento, é essencial que todo o ar seja completamente descarregado. Deve-se tomar cuidado com equipamentos com configurações complexas de espaços de vapor ou equipamentos que usem uma tubulação sifonada, já que o ar tem a tendência de ficar bloqueado nestes tipos de equipamentos. Mesmo se forem usados purgadores de vapor com uma função de alto desempenho de eliminador e o condensado e o ar forem descarregados através da saída do condensado, o ar em qualquer vapor bloqueado não será descarregado. Em tais casos, o uso de um eliminador para vapor é eficaz. Eliminadores para vapor são um tipo de válvula automática com uma configuração semelhante àquela de purgadores de vapor termostáticos – a válvula se abre e se fecha em resposta à diferença entre as temperaturas do vapor e do ar. O ar pode ser efetivamente removido através da instalação desse tipo de eliminador nos equipamentos em localizações em que a configuração dos equipamentos leve à possibilidade de bloqueio de ar.

Como o Ar Quente é Removido?

A discussão acima trata do ar inicial encontrado nos equipamentos na partida, mas consideremos o ar quente nos equipamentos durante a operação. Em alguns casos, o tratamento insuficiente da água de alimentação da caldeira faz com que dióxido de carbono ou outros gases não condensados alimentem os equipamentos durante a operação, e este ar dentro do equipamento é aquecido pelo vapor a altas temperaturas. Se este ar ou gás não condensado não for completamente removido, a operação pode ser prejudicada. Se o ar quente for removido através de um eliminador haverá uma notável diferença.

A temperatura de abertura da válvula dos eliminadores do tipo bimetálico é mais ou menos fixa, então este tipo de eliminador não é o mais adequado para a remoção do ar quente. A válvula em eliminadores do tipo de pressão balanceada, entretanto, abre a uma temperatura alguns graus mais baixa que a temperatura de saturação, então o ar quente é descarregado o tempo todo independentemente das variações na pressão do vapor.

Eliminador para Vapor

Operação do Eliminador para Vapor (LA21)


Na partida do equipamento, a válvula do elemento-x fica na posição aberta e grandes quantidades de ar são descarregadas rapidamente, reduzindo muito o tempo de partida do equipamento. Quando começa a entrada do vapor, a válvula do elemento-x se fecha imediatamente. A válvula permanece fechada enquanto a temperatura ao seu redor esteja próxima à temperatura de saturação. Como a entrada de ar faz com que a temperatura caia, a válvula será novamente aberta e o ar será descarregado rapidamente.

Eliminadores (elemento-X) do Tipo de Pressão Balanceada

Eliminadores (elemento-X) do Tipo de Pressão Balanceada

Gráfico dos Eliminadores (elemento-X) do Tipo de Pressão Balanceada

Com o elemento-X dos tipos de pressão balanceada, as temperaturas de abertura / fechamento se ajusta automaticamente como resposta à pressão do vapor. Portanto, não há necessidade de ajustá-las mas ainda assim podem descarregar ar muito quente. Além disso, o tempo de resposta é rápido – praticamente eliminando sopros de vapor.

Como visto na explicação anterior, ao remover o ar dos espaços de vapor, é importante entender tanto o correto posicionamento do eliminador como o tipo particular a ser usado.