Válvulas de Desvio

O que é uma Válvula de Desvio?

Neste tutorial, comentaremos sobre as válvulas de desvio.

Válvulas como válvulas redutoras de pressão, válvulas controladoras e purgadores de vapor frequentemente têm uma tubulação de desvio instalada. A válvula em tal tubulação de desvio é chamada de uma válvula de desvio.

Válvula de Desvio no Purgador de Vapor

bypass valve

Válvula de Desvio na Válvula Redutora de Pressão

bypass valve 2

O termo válvula de desvio se refere à qualquer válvula instalada na linha de desvio, e não é usado para indicar o formato ou a configuração particular de uma válvula. Então, quais tipos de válvulas são adequados para instalação em tubulações de desvio?

O Papel de uma Válvula de Desvio

Ao considerar quais tipos de válvulas são adequados para instalação em uma tubulação de desvio, é necessário pensar sobre o papel da linha de desvio. Qual foi a finalidade da instalação daquela linha de desvio em particular? A tubulação de desvio pode ser a grosso modo dividida em duas categorias.

 

  • Tubulação de desvio que age como uma linha de segurança para permitir que a operação continue enquanto equipamentos danificados tais como válvulas redutoras de pressão e purgadores de vapor são isolados e fechados durante a substituição ou o reparo.
  • Tubulações de desvio que tenham a finalidade de complementar o desempenho de válvulas redutoras de pressão e de purgadores

 

Estas diferentes finalidades requerem válvulas com recursos diferentes. Entretanto, os modelos ideais de válvula serão diferentes.

Válvulas Adequadas para o Uso como Válvulas de Desvio

Exemplo: Linha de Segurança para Usos Tais Como Substituição de Equipamentos

O papel da tubulação de desvio para usos tais como linhas de segurança durante a substituição de equipamentos nem sempre é meramente para permitir que o fluido continue fluindo. Há casos em que ela também deve agir como uma substituição para quaisquer válvulas redutoras de pressão ou purgadores de vapor envolvidos, então é importante que a linha de segurança tenha algumas habilidades de ‘controle de fluido’. Em tais casos, válvulas globo são um tipo adequado de válvula.

Exemplo: Tubulações de desvio para complementar o desempenho de equipamentos

Tubulações de desvio instaladas para complementar o desempenho são projetadas para atender a pressões ou fluxos excessivos, então, frequentemente usa-se uma válvula com baixa resistência na posição completamente aberta. Além disso, se uma válvula controladora for incluída na instalação, a válvula precisa ter uma rápida resposta de abertura / fechamento. Neste tipo de aplicação, uma válvula esférica é o tipo adequado de válvula.

O assunto dos tipos de válvulas é abordado no link Tipos de Válvulas e Suas Aplicações.

Purgador com Válvula de Desvio Embutida

Há um modelo de purgador de vapor que tem uma válvula de desvio embutida.

Para usar este purgador, na partida, a válvula de desvio se abre para descarregar rapidamente o condensado da partida. Daí então, durante a operação normal, deixa a válvula de desvio fechada para que o condensado seja descarregado somente através do purgador. Entretanto, tenha em mente que pelo fato desta válvula de desvio ser embutida no purgador, ela não pode realizar a função de desvio quando o purgador estiver no processo de ser substituído. Não é de nosso conhecimento que haja válvulas controladoras ou válvulas redutoras de pressão com recursos de desvio embutidos. Elas devem ser usadas em combinação com válvulas adequadas.