Vapor e Vapor Flash

Diferença entre o vapor e o vapor flash

Vapor: A reflexão difusa da luz sobre gotículas de água de vapor no ar aparecem como uma nuvem branca. Em outras palavras, o vapor é água em estado líquido flutuando no ar.

Vapor: Um gás incolor transparente formado quando a água em estado líquido é convertida em gás através da transferência do calor latente do vapor.

Pensar que vapor = vapor flash no dia à dia não é um problema, mas para as indústrias envolvidas com o manuseio de vapor, é muito importante fazer a distinção entre os dois.

Vapor descarregado pelos purgadores

Por que os purgadores descarregam vapor? Se o condensado tiver um conteúdo mais alto de calor do que a água saturada à pressão atmosférica, então parte do condensado descarregado pelo purgador se converterá de volta em vapor no momento em que entrar em contato com a atmosfera.

Este condensado transformado em vapor (vapor flash) se condensa imediatamente no ar, formando gotículas de água visíveis ao olho como vapor sendo descarregado do purgador. Portanto, apesar da quantidade diferir dependendo da temperatura da descarga, purgadores descarregando condensado quente sempre gerarão um pouco de vapor.

Certo, mas por que, algumas vezes, há muito vapor?

Quando grandes quantidades de vapor são vistas na saída do purgador, as vezes acha-se erroneamente que são devidas à falha do purgador de vapor ou ao vazamento de vapor. Quanto vapor flash aparecendo como vapor está realmente sendo descarregado?

Um exemplo: Se um purgador liberar 10 kg/h de condensado à 1,0 MPaG na atmosfera, a quantidade de vapor flash gerada é de aproximadamente 1,6 kg/h. Isso tem um volume de aproximadamente 2,7 m³ (maior do que a capacidade de duas banheiras grandes). Conforme o vapor flash se espalha, ele se torna vapor e pode compreensivelmente dar a impressão de que há uma quantidade muito grande de vapor. Devemos lembrar que ele vem do vapor flash e não de vazamento de vapor.

Descarga de purgadores de boia livre em redes de vapor

O que parece ser um vazamento de vapor mesmo de purgadores que estão operando normalmente é na verdade vapor flash. O estado da descarga do condensado e do vapor flash varia conforme a variação das taxas de condensado.